VI Encontro de Cordas: já começou e hoje tem mais

DSC_0035
A primeira noite do VI Encontro de Cordas do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento) “foi sensacional, capaz de colocar a plateia em êxtase”, conforme narrou educadora e agente cultural Kátia Dutra. O primeiro concerto do evento musical foi nesta segunda-feira, 23, no auditório do Cetepes (antigo Colem). O Público lotou o espaço e teve muita gente que nem se importou de assistir em pé.

 

DSC_0053

Inspirados no Movimento Armorial, os músicos da Orquestra do ICED realizaram uma apresentação surpreendente até mesmo para o maestro Orley Silva que confessou: “a forma como os meninos tocaram me surpreendeu, isso tudo só aumenta minha expectativa pelo que há de vir”.

E a programação de concertos segue. Na terça-feira, 24, ainda no Cetepes, a apresentação será “Do Erudito ao Popular”, com a Orquestra Santo Antônio, vinda de Conceição do Coité-BA, às 19h30. A quarta-feira será a noite de despedida do palco do Cetepes. A última apresentação por lá será com Orquestra e Convidados e promete levar um grande público por ser temática e levar ao público a “Noite da Sanfona”, às 19h30.

A partir de quinta-feira, 26, os shows serão no Auditório da IBM (Igreja Batista Memorial), na Urbis. A “Noite dos Solistas” abre os trabalhos com a Orquestra de Câmara do Encontro, às 19h30. A sexta-feira será dos “Grandes Compositores” com a Camerata do Encontro, às 19h30. O concerto de encerramento será o que mais terá músicos envolvidos. No sábado, 28, sobem ao palco a Orquestra Infantil e Orquestra da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, em uma apresentação que começa um pouco mais cedo, a partir das 19 horas. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Encontros, Colóquio, Seminário e muita música

Junto ao Encontro de Cordas, que além dos concertos, permite que os músicos tenham aulas com especialistas, a cidade torna-se palco para outros importantes eventos. Com a proximidade do VI Encontro de Cordas do ICED, aconteceu, entre os dias 16 e 20 de julho, a primeira das 3 edições do “Módulo Pedagógico” previstas para 2017. A ação é um intercâmbio de saberes entre o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e o ICED.

Este evento antecedeu o II Seminário Pedagógico da Rede 2018 e o V Encontro de Gestores de Projetos Musicais da Bahia que somam-se, durante a semana de 23 a 28 de junho, ao VI Encontro de Cordas do ICED e o III Colóquio Nacional de Educação Musical, promovidos pelo ICED, que é parceiro do NEOJIBA e coordena a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia na região.

Os músicos que compõe a equipe do NEOJIBA e estão presentes na cidade, participando da programação artística prevista no Encontro de Cordas do ICED, tocando ou regendo os grupos musicais locais. O maestro e pianista Ricardo Castro, diretor fundador do programa NEOJIBA, será um dos palestrantes do Colóquio. As ações contam com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Cielo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Por: Michele Ribeiro/ICED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *