Quinta Justa

O QUINTA JUSTA* é um projeto dentro dos programas de ações do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento – ICED, cuja finalidade principal é criar e possibilitar de forma equitativa a todaQuinta Justa FB sociedade local e regional o acesso a bens culturais em suas diversas manifestações a partir de concertos de música erudita realizados por grupos artísticos oriundos de ações/projetos que trabalham com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o desenvolvimento humano e social de Teixeira de Freitas e região.

O projeto busca viabilizar oportunidades para exploração de conteúdos e informações essenciais à formação e atuação instrumentista e camerística. Contribuindo também para melhorar a educa
ção técnico-musical e experiências em grupos de câmara, coros e orquestra a fim de vivenciar performances grupais e solistas em concertos e recitais, projetando futuros profissionais tanto no extremo sul baiano como no cenário musical Nacional e Internacional.

O “Quinta Justa” consiste na realização de atividades que devem acontecer sempre às quintas-feiras de cada mês, trazendo programações variadas, como concertos e recitais e outras ações de diferentes temáticas ligadas à música, IMG-20150903-WA0026com interação direta entre músicos e o público.

Este projeto é um resultado da parceria firmada entre o ICED e o Tribunal de Justiça da Bahia, Comarca de Teixeira de Freitas. A arte, em especial a música erudita, é a chama da transformação social e da revolução educacional que alimenta o sonho de um futuro melhor para centenas de crianças e adolescentes.

*O intervalo de quinta justa é um intervalo entre duas notas distantes entre si 7 semitons, ou 3 tons e meio. A quinta justa é considerada, na música ocidental, uma consonância perfeita, já que, aos ouvidos ocidentais, as duas notas se fundem em agradável Harmonia.