Jovens Solistas teixeirenses brilham em Concerto do Projeto Quinta Justa

_MG_7688

Mãos suando, batimentos acelerados, nervosismo e preocupação foram alguns dos sentimentos que, minutos antes de subir ao palco, foram vivenciados pelos alunos do Programa Orquestrando Futuros na noite da última quinta-feira (29 de Outubro), que brilharam em um emocionante concerto cuja temática era “Jovens Solistas”, proporcionado pelo projeto “Quinta Justa”.

 

Realizado_MG_7638 sempre numa quinta-feira de cada mês, o “Quinta Justa” é um projeto dentro do programa de ações do ICED em parceria com o Tribunal de Justiça da Comarca de Teixeira de Freitas e tem por objetivo principal criar e possibilitar de forma equitativa a toda sociedade local e regional o acesso a bens culturais em suas diversas manifestações a partir de concertos de música erudita, destacou Gislaine Romana, Presidente do ICED.

_MG_7662

 

O Concerto contou com os “Jovens Solistas”: Israel Almeida (Violista), Peter Almeida (Cellista) Fernando Batista (Violinista), Matheus Santos (Violinista), Bruno Rodrigues (Violinista), Washington Neres (Violista) e Edson Júnior (Contrabaixista), executando grandes obras da música erudita.

_MG_7617

Segundo o maestro Orley, “hoje nós temos, talvez, o que seja mais precioso do que já foi feito, pois são os nossos alunos e alunas que alcançaram o nível técnico na condição de se tornarem solistas e hoje se apresentaram lindamente, pois essa é a proposta dos Jovens Solistas, mostrar aqueles que têm capacidade de estarem à frente de uma grande orquestra, tocando um repertório de grandes salas de concerto pelo mundo, fico muito orgulhoso”.

Além dos solistas, a noite contou com uma apresentação emocionante de lançamento da Camerata Acadêmica. Criada em Setembro de 2015, A Camerata Acadêmica é formada por alunos mais avançados do Programa Orquestrando Futuros – OrFs, tendo como principal objetivo gerar protagonismo juvenil difundindo a música erudita sem deixar de valorizar o que é próprio na nossa cultura local, temperada pela mistura de outras culturas, retratando a rica realidade dos instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico).

_MG_7766Na Ocasião, houve também a estrega oficial dos instrumentos para crianças de 3 a 5 anos, que neste caso, são de tamanho menor, porém com a mesma qualidade, fruto da parceria entre o ICED e o Tribunal de Justiça da Comarca de Teixeira de Freitas e da parceria com a CEAPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *