“É preciso repensar o processo histórico e compreender como foi construído o lugar da musicalidade negra no Brasil”, assim enfatizou o professor Me. Benedito Sousa, evidenciando a grande relevância da discussão para a atualidade.
Durante os dias 21 e 22 de Julho aconteceu na Universidade do Estado da Bahia- UNEB Campus X, o I Colóquio Nacional de Educação Musical com o tema “A Influência do negro na produção musical brasileira”. O evento é uma realização do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento em parceria com a Uneb e a Secretaria Municipal de Educação dentro da Programação do IV Encontro de Cordas do ICED, para desenvolver discussões acerca do tema proposto.
A abertura do evento ficou a cargo da Camerata do ICED com o repertório misto entre o Hino Nacional, Asa Branca e o hino de Teixeira de Freitas. Abrindo o primeiro momento do Colóquio o professor Ronaldo Barros da Universidade Federal do Recôncavo Baiano- UFRB, palestrando sobre as ações afirmativas durante a manhã da ultima quinta feira (21/07), o professor durante sua fala discorreu sobre a lei n° 11.769 de obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. A programação teve continuidade durante a tarde com o secretário de Educação Municipal e professor da Universidade do Estado da Bahia, Ariosvaldo Gomes discutindo sobre as “Diretrizes para o Ensino de Música”.
O Colóquio prosseguiu durante a sexta feira (22/07) com palestra dada pelo professor Me. Benedito Sousa, com tema: “A Influência do Negro na produção musical brasileira”, durante sua palestra discorreu sobre a trajetória do negro na musicalidade e suas contribuições. Dando continuidade enfatizou que “É preciso combater o racismo e é um caminho que a musicalidade nos permite.” Ao final de sua palestra o professor definiu o I Colóquio de Educação Musical como “um evento provocador para todos, pois é preciso revisitar a temática da contribuição negra no Brasil através da Música”.
O último momento do evento na tarde desta quinta feira, o diretor artístico e Maestro do ICED, Orley Silva palestrou sobre “A influencia do Negro na Produção Musical Brasileira como Recurso Didático no Ensino da Música- Possibilidades e Efetividades para a uma Ferramenta de Ações Afirmativas”, o maestro recapitulou as palavras dos palestrantes anteriores e retificou a relevância da discussão e o papel da musicalidade negra no Brasil e a legitimação da música como instrumento transformador da sociedade. De forma dinâmica e participação da Camerata do ICED, o maestro e palestrante, demonstrou as diferenciações entre os ritmos erudito e popular, interagindo com o público. Ao final o Mo. Orley Silva respondeu aos questionamentos e agradeceu a participação dos presentes, encerrando a 1° edição do evento.
O I Colóquio Nacional de Educação Musical foi desenvolvido como um momento científico dentro da programação do IV Encontro de Cordas do ICED. Trata-se de uma atividade de ampliação do envolvimento de diversos agentes sociais, políticos, culturais e educacionais a fim de qualificar a atuação didática da música e as influências culturais na produção musical brasileira. Esta edição será a primeira de uma série, que abordará outras temáticas relevantes no processo de produção Musical Nacional.
Deixe um comentário