Conjunto Penal de Teixeira de Freitas Sediará Projeto Único de Ressocialização em Toda Bahia com ORES  

 

Foto 1O Salão do Júri do Fórum Desembargador Manoel Pereira em Teixeira de Freitas/BA, local que em outros momentos era a porta de entrada para o presídio de Teixeira de Freitas e o ponto de partida para uma vida de privações e isolamento do mundo cotidiano que experimentamos a cada dia, foi palco na manhã deste domingo, 25 de outubro, de uma grande conquista, o lançamento do Projeto “Orquestrando Ressocializações-ORES”, uma ação inédita em todo território baiano no âmbito da ressocialização de detentos.

Foto 2

Segundo Gislaine Romana Carvalho, presidente do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento -ICED, o Orquestrando Ressocializações foi concebido para ser uma ferramenta a mais nas ações de ressocializações desenvolvidas no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas-CPTF, “nosso objetivo é que a formação técnica musical que ORES vai proporcionar aos internos atendidos pelo projeto, forme agentes multiplicadores do processo de ressocialização dentro das unidades prisionais de Teixeira de Freitas”, ressaltou Gislaine Romana Carvalho.

Para o idealizador do projeto, maestro Orley Silva, o Orquestrando Ressocializações vai mudar completamente o cotidiano de todos os que fazem o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, tanto as alas masculinas como a feminina. Eles vão receber formação técnica profissional e isso vai exigir disciplina, muito estudo e mudança de comportamento. O melhor de tudo será o resultado, quando saírem do CPTF já poderão atuar como profissionais no âmbito da formação musical e como músicos profissionais em orquestras ou outros grupos musicais.

 

Foto 3

O tenente coronel Osiris, diretor do Conjunto Penal, se emocionou ao receber o projeto, disse o quanto se alegrava em poder ver concretizado uma ação que há tanto tempo vinha sendo traçada, ressaltando a importância para o CTPF e para Teixeira de Freitas de um projeto como o Orquestrando Ressocializações, único neste formato na Bahia, uma ação que muito em breve será multiplicada em outras unidades prisionais baianas, um exemplo a ser seguido em todo Brasil

Foto 4Ao final da solenidade o maestro Orley Silva ressaltou a importância da participação de todos na realização do ORES. “é necessário seguirmos exemplos como o do Dr. Argenildo Fernandes (Juiz de Direito da Comarca de Teixeira de Freitas), da equipe da CEAPA (Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas) e muitos outros que se envolvem e não medem esforços para ações como essas sejam concretizadas”, destacou.

 

Foto 5

Em seguida foram entregues os primeiros instrumentos doados para o ORES, um violino ofertado pela deputada Maria Del Carmen que assumiu o compromisso de fazer uma indicação ao Governador Rui Costa para que o Orquestrando Ressocializações passe a fazer parte das ações oficiais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização-SEAP.

Foto 6

 

 

 

O segundo instrumento, outro Violino, foi doado pelo Secretário Estadual de Turismo Nelson Pelegrino, que relembrando o período em que esteve a frente da SEAP, ressaltou a importância que o ORES tem para o processo de ressocialização de presos, “no período da minha gestão eu sempre coloquei para minha equipe, os presos não são cães, por isso não podem ser tratados como animais”, frisou Nelson Pelegrino.

Além disso, o Secretário ainda se comprometeu em não medir esforços para que o exemplo de Teixeira de Freitas seja seguido em todo estado da Bahia, e que fará isso com muita tranqüilidade porque conhece o trabalho do tenente coronel Osiris, a seriedade com que o ICED desenvolve seus projetos e pela eficiência com que o maestro Orley Silva realiza suas ações.

O Evento contou também com a presença do Tenente Coronel Calheiros, Orlando Berbel Coordenador de Atividades Elaborativas e Educacionais no CPTF, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Gedemácio Guimarães, o Vereador Gilberto Lemes, Luci Costa e toda equipe da CEAPA e a comunidade local.

Foto 7

Orquestrando Ressocializações terá início na próxima Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2015, atendendo o público masculino e feminino, que serão capacitados para serem agentes multiplicadores de ressocialização a partir da música erudita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *