“Teixeira de Freitas é uma cidade para a qual os olhos da Bahia devem se virar”, afirmou o Secretário Estadual de Cultura Jorge Portugal, que se declarou “encantando” pelo projeto Orquestrando Futuros (OrFs), protagonista do III Encontro de Cordas de Teixeira de Freitas. Numa noite de singela emoção e beleza a cidade, por seus 30 anos, brindou o novo capítulo da sua história, pautado na cultura e educação.
O III Encontro de Cordas, promovido pelo Governo Municipal, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, e pelo Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento (ICED), consolida o município teixeirense como a capital baiana da música erudita.
Com a presença do prefeito João Bosco e do secretário Jorge Portugal e secretário estadual de Turismo Nelson Pelegrino, o Encontro de Cordas passou a fazer parte do calendário de eventos da Bahia. “Eu tenho que parabenizar ao maestro, pelo seu trabalho, ao prefeito, pela sensibilidade em transformar tudo isso em realidade, parabenizar Teixeira pela qualidade e beleza do que vimos aqui”, comentou Nelson ao ratificar a inclusão do Encontro no calendário de eventos turísticos e culturais da Bahia. “Tenho certeza de que a partir de agora, Teixeira vai alcançar outros passos, e com o fortalecimento desse projeto nosso objetivo é ampliar para toda a rede municipal de ensino”, ressaltou o prefeito.
Para Andressa Brito, que estuda na Escola Municipal Igualdade e Justiça, “eu acredito que o Orquestrando Futuros pode fazer a diferença em Teixeira de Freitas, e até na Bahia e no Brasil”, isso porque, segundo ela, “a música já mudou minha vida, porque transmite paz, mesmo que a gente não saiba como”. No mesmo sentido, o secretário estadual de Cultura afirmou: “eu fiquei encantado porque estamos vendo que a música está transformando vidas”. O estudante Alex Gonçalves contou sobre suas perspectivas que foram orquestradas, “eu entrei no projeto e hoje eu quero ser músico, já aprendi um pouco e quero seguir sempre aprendendo um pouco mais, para um dia me tornar um grande músico”.
Cerca de 300 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino participam do Orfs e deram show durante os cinco dias do III Encontro de Cordas. A deputada Maria Del Carmen, que pleiteou a inclusão do Encontro de Cordas nos calendários estaduais, participou do evento e afirmou: “nós todos fomos inspirados hoje por essas crianças, temos que agradecê-los por esta noite tão linda e dizer faremos nosso papel de buscar fortalecer cada vez mais iniciativas como esta”.
Segundo o maestro Orley Silva, “somos referência de inserção social a partir da música”, e destacou “mas somos também referência no ensino de música erudita, e na qualidade e talento das nossas crianças”. A apresentação foi, ao final, definida numa palavra: emoção. E foi prestigiada por diversas autoridades, além das citadas, como os secretários municipais de Educação Ariosvaldo Alves; de Segurança com Cidadania coronel Bartolomeu Calheiros; diretor de Cultura Ramiro Guedes; vereadores Gilberto Lemes, Erlita de Freitas e Joanilton Rodrigues; o maestro Valdir Claudino da UFMG; o chefe de naipe da Orquestra Juvenil da Bahia Michele Girardi; dentre outras.
Deixe um comentário