Em Ibirapuã a receita que deu certo misturou música, amizade, esporte e alegria

ibirapuã

O Ginásio de Esportes de Ibirapuã foi o cenário de uma noite alegre na sexta-feira, 20. Em comemoração ao aniversário de 56 anos de emancipação política do município, a abertura dos tradicionais Jogos da Amizade, na 18ª edição, teve muito mais do que esporte, teve arte. A abertura ficou por conta das crianças do projeto Educarte, com o professor Marcelo Calazans, na sequência, a Orquestra do ICED, sob a regência do maestro Orley Silva, arrebatou a plateia com uma apresentação que antecipou para os ibirapuenses o VI Encontro de Cordas do ICED, evento que em Teixeira de Freitas, começa nesta segunda-feira, 23.
ibirapuã 2

Com uma apresentação calorosa e repertório que colocou a plateia para cantar, os meninos e meninas da Orquestra mais uma vez encantaram a todos: autoridades, desportistas, cidadãos que estavam apreciando. Todos! “É lindo demais”, disse uma senhora que apreciava o número da arquibancada. “É emocionante, exatamente como eu imaginei”, comentou o professor Ricardo Monfradini, que foi o responsável por interpretar, junto à orquestra, o hino municipal. Logo depois do pronunciamento da secretária de Educação, Edinice Leal Bonjardim, da entrada das bandeiras, tocha e delegações e hinos, os Jogos da Amizade foram declarados, oficialmente abertos.

VI Encontro: agenda e atrações

A abertura do VI Encontro em Cordas do ICED em Teixeira de Freitas, será dia 23, segunda-feira, será no palco do projeto Escolas Culturais no Cetepes (antigo Colem) com a Camerata do ICED. Na terça-feira, no mesmo endereço, se apresentará a Orquestra do Sisal, de Conceição do Coité. A quarta-feira, no Cetepes, será temática com o dia da Sanfona, em uma apresentação da Orquestra Regional.

Programação concertos
Na IBM (Igreja Batista Memorial, na Urbis) a programação começa na quinta-feira. Por lá, o concerto terá a Camerata do ICED e o destaque serão os solistas. Na sexta-feira o show fica por conta da Camerata do Encontro, formada por músicos que se destacarem durante o evento. O regente, será o venezuelano Eduardo Salazar. É ele quem comandará o encerramento no sábado, numa grandiosa apresentação que reunirá a Orquestra da Rede de Projetos Orquestrais e a Orquestra Infantil.

“Estão todos convidados, é sempre uma honra recebê-los, é pra isso que nossas crianças e jovens se preparam. Esse é um momento de muita realização”, convida o maestro Orley Silva, coordenador artístico do ICED.

Todos os músicos participantes são vindos de programas que usam a música como instrumento de inserção social, como é o caso do Orquestrando Futuros, que ensina música clássica para estudantes da rede pública de ensino, moradores de bairros periféricos. São mais de trezentos participantes: crianças, adolescentes e jovens. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Michele Ribeiro/Decom ICED

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *