Foram apenas 17 dias que separaram o retorno da deputada Maria Del Carmen à Teixeira de Freitas depois de sua vinda para participar do lançamento oficial do Orquestrando Ressocializações – ORES. No último dia 12 de novembro a deputada se deslocou da capital baiana para cumprir uma agenda em Teixeira de Freitas, tendo como destaque em sua lista de compromissos a primeira visita para acompanhar o andamento das atividades do ORES. “Minha pressa em estar aqui vem da certeza de que a importância desse projeto vai além do fato de ser inédito para toda Bahia, ele é importante também por que o trabalho realizado pelo ICED e pelo Maestro Orley não são aventuras, vidas serão ressocializadas e tenho certeza que o ORES é uma alternativa que funciona”, afirmou a deputada após ressaltar que o ORES será multiplicado por todo estado, e com certeza o Brasil irá copiar essa experiência do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. “É minha obrigação como parlamentar apoiar esse exemplo e possibilitar que essa experiência seja multiplicada”, frisou a deputada.
Durante sua visita ao CPTF, Maria Del Carmem escutou do diretor da unidade, o Tenente Coronel Osiris, como está sendo positiva, mesmo em tão pouco tempo, a presença do Orquestrando Ressocializações no CPTF, “a repercussão das aulas está cada vez maior dentro das alas, e já temos uma ‘lista de espera’ entre os internos e internas, alguns até reivindicando o direito de participar!”, destacou o Coronel Osiris ao mostrar um breve vídeo com as internas da Ala Feminina tocando um trecho musical.
Depois de escutar da presidente do ICED Prof. Gislaine Carvalho alguns detalhes sobre o funcionamento do ORES, Maria Del
Carmen listou algumas necessidades para melhoria estrutural do CPTF para desenvolver o ORES, e enfatizou o fato de que o Orquestrando Ressocializações tem um diferencial entre tantos projetos que ela conhece, a capacidade do Maestro Orley de agregar parceiro faz com que este projeto possa alcançar todo êxito. “Ter parceiros, independente das origens, defendendo a mesma causa faz com que projetos sejam concretizados”, ressaltou o Maestro Orley.
A deputada lembrou que hoje o ORES tem além da parceria entre o CPTF e o ICED, o apoio de pessoas como o Dr. Argenildo Fernandes (Juiz), Dr. José Dutra (promotor) que já realiza o Projeto Extramuros, e outros Juízes e Promotores da comarca de Teixeira de Freitas, assim como o Vereador Gilberto, o Secretário Estadual Nelson Pelegrino, o NEOJIBA e a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, e desde o dia 25 de outubro uma voz na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, e que pode-se esperar para ainda nesse final de semestre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização-SEAP como uma grande parceira,
já que uma data na agenda do secretário Nestor Duarte está sendo estudada para que uma reunião entre a SEAP, ICED e CPTF seja realizada para que o ORES possa ser implementado e multiplicado da melhor forma possível.
A deputada se despediu parabenizando Teixeira de Freitas por mais uma vez sair na frente em todo Estado da Bahia.
Deixe um comentário