Argolo, distrito de Nova Viçosa, quinta, 31 de novembro. No final da tarde, quem passava por perto da Escola Municipal Deolisano Rodrigues De Souza era capaz de perceber o movimento e até ouvir o som dos instrumentos afinados. Quem entrava na escola, conseguia ouvir e ver ainda mais. Sonhos estavam estampados em sorrisos. Foi nesse dia que o projeto Orquestrando Futuros foi oficialmente entregue àquela comunidade.
Na ocasião, os futuros estudantes de música, puderam conhecer de perto a Orquestra 9 de Maio do ICED, assim como todos os instrumentos que a compõem, e conhecer variados gêneros musicais apresentados, com repertório que foi desde Primavera de Vivaldi até Flor e Beija Flor de Henrique e Juliano.
Desde antes da apresentação oficial, o maestro Orley Silva já comentava com pessoas próximas sobre o potencial que existe nos jovens e crianças daquele lugar.
Para que o Orquestrando Futuros chegasse em Argolo, houve uma parceria entre e a secretaria de Assistência Social de Nova Viçosa, por meio da secretaria Eunice Oliveira Costa, e o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), que levou o programa Orquestrando Futuros, que dará oportunidade a crianças e adolescentes da comunidade a terem uma formação técnica musical, com aulas de morfologia, canto coral, prática orquestral, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Encorajado pelo anseio dos meninos e meninas de Posto da Mata, o pastor Assis decidiu convocar o seu amigo maestro para formar uma parceria e levar o Orquestrando para aquelas vidas. “Esse projeto equipa as crianças para um futuro promissor, com geração de renda e sonhos realizados”.
O coordenador de projetos do ICED, André Romana, após o Maestro Orley ter se tornado Superintendente de Territorialização de Cultura da Bahia, acompanhou emocionado todo o trabalho de implantação. “Onde chega o Orquestrando Futuros, nasce a esperança, autoestima, valores e disciplina, por isso, a cada novo polo, vivenciamos uma emoção nova e expectativas renovadas. Podemos chegar muito longe por aqui, o céu é o limite para o Orquestrando Futuros Argolo”. O evento contou com a presença de diversas autoridades locais, e do presidente do ICED Filipe Mota.
Deixe um comentário