Os estudantes do Projeto Orquestrando Futuros (OrFs) homenagearam Teixeira de Freitas pelos seus 30 anos. No dia 21 de maio de 2015, eles se apresentaram no Segundo Concerto da Temporada Eruditos Concertos 2015. Ao mesmo tempo em que a Orquestra e o Coral do Orfs presentearam a cidade com sua doce musicalidade agradeceram, também, ao Governo Municipal pela realização do Projeto.
“Ver tudo isso é maravilhoso, mas é preciso lembrar que ter essas crianças aqui só é possível graças a sensibilidade do Governo Municipal que busca cuidar das pessoas”, comentou o diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Ramiro Guedes. O Projeto Orquestrando Futuros ensina música erudita aos estudantes da rede municipal de ensino e, hoje, são eles que emocionam com as cordas e vozes.
Cerca de 200 estudantes do ProJovem Urbano prestigiaram a apresentação. Para Juvenildo Pereira, que trabalha como disciplina na escola, “foi perfeito”, ele contou que saiu do evento “com o coração cheio de alegria”. A Temporada Eruditos Concertos 2015, é realizada pelo Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), em parceria com a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia (RPO/NEOJIBA) e com o Governo Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
O músico e mestre em Educação Musical pela UFBA Tenison Santana, participou do evento e ministrou capacitação aos estudantes. Segundo ele, “É realmente incrível ver tudo isso, minha cidade tem 130 anos e não estamos nem perto”, e destacou a importância da sensibilidade e apoio do Governo Municipal para a realização do projeto. “A formação musical é também uma formação cidadã, porque ela norteia sua vida, aqui eles estão aprendendo disciplina, comportamento, educação, isso aqui [o Concerto] é só uma ponta do grande aprendizado que eles estão tendo, realmente, estou saindo daqui maravilhado, realmente estão todos de parabéns”, ressaltou.
Para abrilhantar a noite, o solo de violino foi feito pelo teixeirense Mateus Santos, além da apresentação do Hino de Teixeira feita pelo Coro Memorial e a doce musicalidade da Camerata do ICED, a Orquestra Acadêmica e Orquestra Infantil do Projeto Orquestrando Futuros (OrFs). A homenagem pelos 30 anos de Teixeira de Freitas teve em seu repertório composições de Mozart, Vivaldi, Haydn e do teixeirense Tarcísio Galvão.
O evento aconteceu no auditório da Igreja Batista Memorial (IBM) e foi prestigiado por diversas autoridades, a exemplo do pastor da Igreja Batista Memorial, Júlio César; diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Ramiro Guedes; vereador Gilberto Lemes Soares; secretário municipal de Indústria e Comércio, Gedemácio Guimarães; chefe da Comunicação/PMTF, Paulo Costa, e centenas de espectadores que lotaram o auditório.
Deixe um comentário