E o projeto Escolas Culturais está de volta a todo vapor em Teixeira de Freitas! Nessa terceira semana de Julho, dia 15/07, o projeto realizou o evento “Música + Movimento = Vida!”
Um dos maiores desafios da atualidade quando nos referimos a lidar com crianças e adolescentes no intuito de mudança do contexto social, é desfazer a mente e sentimento negativo que é inserido em cada um no seu dia-a-dia em casa, nas ruas e nos demais ambientes de convívio. Uma ótima forma de contribuir para essa desconstrução foi esse evento das Escolas Culturais, que contou com o palestrante Éber Soares, que com o apoio da Camerata do ICED, veio com a proposta de usar a música com repertório popular e erudito como ferramenta para mudança nas crianças e adolescentes, no espaço da Igreja Batista Memorial, localizada no mesmo espaço da comunidade das Escola Cultural da cidade.
O evento contou com a participação de mais de 60 crianças e adolescentes da região, que assistiram a palestra, participaram de um debate, e assistiram a um concerto diferente, com a Camerata do ICED, e Eber Soares.
O Projeto Escolas Culturais foi implantado em 85 municípios da Bahia. Com o objetivo de dinamizar a cultura nos territórios de identidade e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social, o Projeto Escolas Culturais iniciou suas atividades desde 2018 em 85 municípios do Estado, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade. A ação está sendo implantada em Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino. Entre outros resultados o Projeto visa colaborar com a redução dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil, violência e a evasão escolar.
Trata-se de uma ação do Governo do Estado da Bahia desenvolvida por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) executada pelo Instituto de Ação Social pela Música – IASPM.
Deixe um comentário