A parte científica do VI Encontro de Cordas é o III Colóquio Nacional de Educação Musical. Enquanto as aulas e concertos estão em pleno acontecimento desde segunda-feira, 23, o Colóquio, começará suas atividades nesta quinta-feira, 26, no Campus X da UNEB. Esse ano, o tema é “O Ensino Coletivo de Música em Espaços Não Formais como Recurso Didático no Processo de Formação Docente”.
“Quando chegamos na terceira edição do Encontro de Cordas, sentimos a necessidade de ampliar as discussões para a área científica, aprofundando questões, observando as literaturas e fazendo estudos de caso. Tudo pelo melhoramento das experiências musicais”, lembrou Gislaine Romana, a presidente do ICED (Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento), instituição realizadora do VI Encontro de Cordas e do III Colóquio.
A abertura será às 7h30, com sessão solene, palestra, debates e discussões acerca do “Orquestrando Futuros: um exemplo prático de desenvolvimento humano e social a partir do ensino coletivo de música em rede”, com maestro Orley Silva. Na tarde da tarde, a partir das 14 horas, além da palestra e discussões, haverá intervenção artística. O tema vespertino será “ O Ensino Coletivo da Música na Formação Docente” com o prof. doutor José Henrique Campos.
Na sexta-feira, 27, o assunto em pauta pela manhã será a “Licenciatura em Música da UNEB”, com a prof. doutora Edineiram Maciel. No turno da tarde, o maestro Ricardo Castro, Diretor Geral e Artístico do NEOJIBA ( Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis do Estado da Bahia), vai apresentar “O NEOJIBA e a Rede de Projetos Orquestrais: um novo panorama na Educação musical baiana”. Ainda à tarde, haverá intervenção artística e assinatura da Carta.
Segue o Encontro…
Hoje será a noite de despedida do palco do projeto Escolas Culturais, no Cetepes. A última apresentação por lá será com Orquestra e Convidados e promete levar um grande público por ser temática e levar ao público a “Noite da Sanfona”, às 19h30. Mas os concertos vão apenas mudar de endereço e seguirão com toda a força até o sábado.
A partir de quinta-feira, 26, os shows serão no Auditório da IBM (Igreja Batista Memorial), na Urbis. A “Noite dos Solistas” abre os trabalhos com a Orquestra de Câmara do Encontro, às 19h30. A sexta-feira será dos “Grandes Compositores” com a Camerata do Encontro, às 19h30. O concerto de encerramento será o que mais terá músicos envolvidos. No sábado, 28, sobem ao palco a Orquestra Infantil e Orquestra da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, em uma apresentação que começa um pouco mais cedo, a partir das 19 horas. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Por: Michele Ribeiro/ICED
Deixe um comentário