CULTURA PARA DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Secretários de Cultura e Justiça da Bahia estarão em Teixeira de Freitas para ação conjunta de ampliação de Trabalhos para Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social.

 

Reunião César Lisboa e Arany Santana

Teixeira de Freitas será o ponto de convergência de mais uma ação de promoção de desenvolvimento humano e social tendo a cultura como mola propulsora. O que parecia ser um rotineiro encontro entre secretários de estado, mostrou-se mais um avanço no sentido de concretizar políticas publicas para os municípios baianos. Na segunda quinzena de abril deste ano, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cezar Lisboa, se reuniu com a secretária de Cultura (Secult), Arany Santana, para debater e pensar em ações conjuntas destinadas à jovens baianos em situação de vulnerabilidade social. Iniciativas já desenvolvidas pela SJDHDS, como a Requalificação das Fanfarras Escolares com entrega de instrumentos, os Projetos Grafitaê e Escolas Culturais, além das Oficinas de Dança, Percussão e Turbante foram alguns dos pontos abordados.

“A nossa intenção é unir forças e integrar trabalhos que ofereçam oportunidade de transformação de vidas da nossa juventude. Para isso, a nossa estratégia será levar linguagens culturais até eles, estendendo as ações para algumas cidades do interior da Bahia. A cultura é um elemento fundamental para se dialogar com ajuventude”, explicou o secretário Cezar Lisboa.

Kit Instrumentos SJDHDS Foto 3

Um dos desdobramentos deste encontro vai acontecer em Teixeira de Freitas no próximo dia 15 de junho. Entre as ações, mais uma Requalificação de Fanfarras Escolares será realizada. A entrega de instrumentos musicais acontecerá na sede do projeto Escolas Culturais de Teixeira de Freitas (CETEPES), serão 15 instrumentos de sopro, dentre eles trompetes, trombones e trompas.

A coordenadora técnica do projeto na SJDHDS, Ana Vilas Boas, explica que o trabalho é focado em jovens estudantes em vulnerabilidade social e que Teixeira de Freitas não foi Escolhida por acaso, mas por uma questão técnica. “no Extremo Sul da Bahia o NEOJIBA tem como braço de atuação o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED). O ICED é responsável pela Rede de Projetos Orquestrais da Bahia – Regional Extremo Sul e a partir de Teixeira de Freitas possibilita que as ações do NEOJIBA cheguem até municípios da região como Itanhém, Alcobaça, Nova Viçosa, entre outros”. Esclareceu Ana Vilas Boas.

O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) é um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia que tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio do ensino e da prática musical coletiva. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Arany Santana_Maestro Orley_profa Kenia_Ronaldo Barros Foto 4

Em consonância, a secretária de Cultura Arany Santana ira participar do lançamento oficial do VI Encontro de Cordas do ICED, um evento que proporcionou à Teixeira de Freitas o Título de “Capital Baiana da Música Erudita que Gera Inserção Social”, pelo fato de somente se apresentarem nos concertos atrações fruto de programas, projetos e ações que usam a música como ferramenta para minimizar situações de vulnerabilidade social e que promovam Desenvolvimento Humano e Social. O Encontro de Cordas tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Todas as atividades são gratuitas e com entrada franca.

Para a secretaria Arany, esse é o caminho ideal a ser trilhado, pois, segundo ela, a cultura e o desenvolvimento social andam de mãos dadas. “As duas secretarias têm uma preocupação focada no destino da juventude, em acolher e oferecer oportunidades. Por isso, o nosso trabalho conjunto, é de suma importância”. Arany ainda ressaltou a importância do ICED como parceiro nas políticas publicas implementadas pelo estado; “o ICED realiza um trabalho importante com a cultura e o fazer artístico no processo de gerar alternativas para que o jovem não esteja em situação de vulnerabilidade, para que o aluno da escola pública pudesse também ter acesso ao erudito que durante muito tempo foi restrito a elites da sociedade”.

Escola Cultural de Teixeira de Freitas Foto 5

Segundo o maestro Orley Silva (ICED), outro fator que une as duas secretárias e uma terceira, a secretaria de  Educação (SEC) , é a Escola Cultural. Tanto o Encontro de Cordas do ICED como a Requalificação de Fanfarras Escolares, irão acontecer na Escola Cultural de Teixeira de Freitas e daqui seguirão para outras Escolas Culturais do território (Caravelas, Itamaraju) e depois outras escolas da rede estadual. “…as Escolas Culturais tem esse objetivo de dinamizar a cultura nos territórios, de incentivar o uso da escola como equipamento cultural, de interação social nas comunidades, e com isso contribuir com a redução dos índices de vulnerabilidade social, a cultura tem esse poder…”, enfatizou a coordenadora geral do projeto Escolas Culturais, Lilian Mendes.

Ainda sobre as Escolas Culturais, César Lisboa ressaltou que é uma ação do Governo do Estado, desenvolvida em rede, pela SJDHDS, Cultura (Secult) e Educação (SEC) e IASPM. “É um projeto pioneiro e inovador, que requer esforço e trabalho coletivo para caminharmos para um só objetivo: tornar as escolas ponto de referência para a cultura em suas localidades, bem como uma referência para a juventude repensar o seu protagonismo na sociedade”, endossou.

A Entrega dos Instrumentos e o lançamento do VI Encontro de Cordas do ICED acontecerá no SÃO JOÃO É CULTURAL, com o Show FORRÓ ORQUESTRAL da Orquestra Regional do Extremo Sul, sob a Regência do Maestro Orley Silva, no dia 15/06/2018 (sexta-feira) na Escola Cultural de Teixeira de Freitas (CETEPES), na Rua Beira Vale, Nº 38, no Bairro Jardim Caraípe, iniciando às 19h00min, com entrada gratuita.

Fonte: DECOM/ICED

 

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *