O lançamento ocial do 5º Encontro de Cordas do ICED e do 2º Colóquio Nacional de Educação Musical, eventos que proporcionaram a Teixeira de Freitas o título de “Capital Baiana de Música Erudita que Gera Inserção Social”, aconteceu na noite desta segunda-feira, 5 de junho, no Campus X da UNEB de Teixeira de Freitas.
Desde de 2015 a cidade polo do extremo sul ganhou com o Encontro de Coradas espaço reservado no circuito turístico cultural da Bahia. Em 2017 o Evento foi inserido no Calendário Nacional de Eventos, projetando Teixeira de Freitas no Cenário Nacional e Internacional do Turismo Cultural e do Turismo de Eventos, além de ter os holofotes culturais da Bahia direcionados para a capital do extremo sul baiano.
Além de autoridades locais como, Minervina Joseli – diretora do da UNEB e Gislaine Romana carvalho – presidente do ICED, o lançamento também contou com a presença de Ernesto Dias -assessor parlamentar e representante da deputada estadual Maria Del Carmem.
O Encontro de Cordas do ICED é um projeto dentro dos programas de ações do instituto, cuja nalidade principal é criar oportunidades de exploração de conteúdos e informações para formação e atuação docente, instrumentística e camerística. O evento que iniciou em 2013, faz parte atualmente do calendário cultural da região e tem potencializado a música erudita na cidade de Teixeira de Freitas.
De acordo com Orley Silva, “Maestro e Organizador”, os Encontros de Cordas acontecem sempre na terceira semana do mês de julho, onde a Bahia inteira está voltada para Teixeira, capital da música erudita. O maestro adiantou que várias instituições nacionais e internacionais direcionadas para crianças em situação de vulnerabilidade social, participarão do evento.
Junto ao Encontro de Cordas acontece o 3º Colóquio Nacional de Educação Musical em parceria com a UNEB, onde se discute dentro da sala de aula, quais elementos podem ser utilizados para que os alunos tenham uma melhor produção Orley explicou que devido viabilização do governo estado por meio da secretaria de Cultura, este ano as inscrições serão gratuitas.
Deixe um comentário