Grandes Emoções Marcam o I Festival de Música Instrumental de Alcobaça/BA

WhatsApp-Image-20160531 (3)Rubem Alves já dizia que “Há músicas que contêm memórias de momentos vividos. Trazem-no de volta ao passado”, esta era a sensação dos que se encontravam na cidade de Alcobaça nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2016 e puderam se deleitar com a melodia de bandas, filarmônicas, orquestras, quartetos e solistas da região.

 

O I Festival de Música Instrumental de Alcobaça, segundo um de seus idealizadores Naum Galdino surgiu com a ideia de valorização do projeto Dona Flora, divulgação de artistas regionais e atração de turistas para a cidade no período de baixa temporada”. Com programação diversificada, o evento contou com Master Class de Instrumentos de Metais, Madeiras e Cordas durante o dia e com noites intensas de música instrumental, grupos de dança e capoeira, abrangendo outra ramificação do projeto Dona Flora e contando com a presença maciça do público.

WhatsApp-Image-20160531 (7)

O Concerto encerramento do Festival ficou por conta da Camerata do ICED, da Orquestra Regional do Extremo Sul, que deixou o público extasiado com o repertório, que contemplou clássicos como “Mourão”, “Berimbau”, “Garota de Ipanema”, entre outros, além de apresentações de grupos orquestrais do projeto Dona Flora.

 

Os momentos finais do Festival ficarão marcados na história do município de Alcobaça. O clássico “Sinônimos” entoado pela Orquestra Regional Extremo Sul sob Regência do Maestro Orley Silva, fechou a programação do Festival trazendo muita emoção ao público, que formou um coro junto à Orquestra.

 

WhatsApp-Image-20160531 (9)O festival foi uma realização do Projeto Dona Flora que atua em Alcobaça desde 2007, possibilitando uma formação intelectual, psíquica e desenvolvendo um sujeito protagonista no cenário social e no universo artístico sonoro. O projeto trabalha em parcerias com o ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento), o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e infantis da Bahia) e é membro da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia / Regional Extremo Sul. O Evento também contou com a presença do Superintendente Territorial de Cultura do Estado, o Sr. Sandro Magalhães juntamente com diversos gestores de pontos de cultura da região.


 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *