Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Itamaraju tem “Concerto-Palestra” da Orquestra 9 de Maio

Com o tema “Pra cuidar e viver: juntos por uma Educação de qualidade” foi iniciada na manhã desta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB), a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. O auditório ficou completamente lotado por coordenadores pedagógicos, secretários escolares, diretores e professores, efetivos e contratados. O evento marcou o início do ano letivo nas cerca de 60 unidades educacionais do município, entretanto, as aulas só terão início, de fato, após o Carnaval.

Com a presença do prefeito Marcelo Angênica (PSDB), do vice-prefeito Jairo Almeida Oliveira (Téa Produções – PRTB), de vereadores e secretários do município, a Jornada foi iniciada por volta das 9h30 com uma apresentação da Orquestra 9 de Maio, de Teixeira de Freitas, e de um Coral formado por alunos das escolas municipais Duque de Caxias, Cristo Redentor e São Domingos.

Orquestra e Coral entoaram juntos os hinos, Nacional e de Itamaraju. Logo em seguida foi dada a oportunidade ao vice-prefeito Téa de se pronunciar aos presentes. Muito objetivo, o promotor de eventos lembrou as conversas que teve com o prefeito durante a campanha eleitoral, quando, por várias vezes, falaram sobre a necessidade de se resgatar a Educação do município, “Hoje é o início desse resgate”, disse entusiasmado.

 

O Prefeito Marcelo Angênica, que também se pronunciou, iniciou tecendo elogios à secretária municipal de Educação, deixando patente sua confiança de que ela será “a melhor secretária que Itamaraju já teve”. Ser o melhor ou fazer o melhor foi à síntese do discurso do novo gestor. Em outras palavras, Angênica defendeu que se quisermos uma Educação de qualidade no município temos que dar o nosso melhor, “sejamos o melhor para que tenhamos uma sociedade melhor, o resultado virá com o tempo e nós vamos atingir a nossa meta de fazer uma Educação de qualidade”, admoestou.

O prefeito também deu uma boa notícia aos educadores, se comprometendo, diante da categoria, que vai pagar o Piso Nacional da Educação e, mais que isso, não só aos efetivos, também aos contratados, “eles não podem ser penalizados”, pontuou. Angênica pediu desculpas por não poder ficar muito tempo, justificando que está de partida para a capital Federal, onde se reunirá com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio de Sousa Pinheiro, com o intuito de trazer melhorias para as escolas do município.

 

Seguindo o protocolo, logo após a palavra do prefeito falou a secretária de Educação, Juciara Pereira de Souza, que começou lendo um versículo bíblico e defendendo que a fé em Deus renova as forças dos que nele confia. A titular da Educação também destacou os vinte anos de sua trajetória como Educadora do município, ressaltando que estudou em escolas públicas como o Duque de Caxias, Polivalente e Inácio Tosta Filho.

Concordando com o que foi dito pelo prefeito, sobre o “fazer o melhor”, ela agradeceu ao gestor e a todos os secretários que vestiram a camisa da Educação. Juciara se comprometeu também em dar o seu melhor para que a Educação do município cresça a cada dia. Em meio a aplausos, a secretária declarou iniciado o ano letivo de 2017 na Rede Municipal de Ensino de Itamaraju.

Logo em seguida, foi ministrada a palestra “Sua escola é uma orquestra” pelo maestro Orley Silva (41 anos), com a participação dos músicos da Orquestra 9 de Maio, mostrando as semelhanças do cotidiano escolar com a apresentação de uma orquestra. Durante a apresentação, os educandos puderam identificar inúmeras situações que realmente acontecem numa unidade de ensino, situações corriqueiras comuns às duas realidades, escola e concerto.

À nossa equipe, o maestro Orley Silva, formado em música pela Universidade Federal do Pará, confidenciou que aquele “concerto-palestra” faz parte de sua tese de doutorado “Educação musical como instrumento de desenvolvimento humano e social”. Ele contou também que a Orquestra surgiu da necessidade de se atender a questão da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de Teixeira de Freitas.

 

A apresentação que proporcionou êxtase extremo no auditório da FACISA tinha oito primeiros violinos, oito segundos violinos, quatro violas, quatro violoncelos, dois contrabaixos, três percussionistas, dois músicos de base e parte do grupo vocal da orquestra. Entretanto, a 9 de Maio possui ainda os instrumentos de sopro que não foram trazidos por questão de logística. Ao todo são 120 integrantes, mas só 45 destes se apresentaram na Jornada.

Mesmo assim, a apresentação encantou os participantes do evento. Nesta terça-feira (14) a orquestra teixeirense, que já se apresentou em vários lugares inclusive em Salvador e no Paraguai, se apresenta no vizinho município de Guaratinga. O maestro Orley é natural de Belém-PA, já morou em São Paulo, na Argentina, Paraguai, Peru e, atualmente, reside em Teixeira de Freitas onde realiza o trabalho com a orquestra na Igreja Batista Memorial da URBIS daquele município.

A abertura da Jornada Pedagógica contou também com a participação da ex-aluna das escolas Municipal Liberdade e (estadual) Modelo Luís Eduardo Magalhães, Stelle de Rocio, que participou recentemente do programa Federal Jovens Embaixadores, realizado pelos governos do Brasil e Estados Unidos, no qual ela teve a oportunidade de visitar a terra de Tio Sam, cumprindo uma extensa agenda.
A abertura da Jornada Pedagógica de Itamaraju contou ainda com a participação do grupo de teatro Interart, encenando a peça “A Jornada”.
E a Jornada Pedagógica continua até quinta-feira, dia 16, com trabalhos de planejamento e organização do ano letivo por segmento da Educação nas escolas Duque de Caxias e Reitor Edgard Santos. Na segunda-feira à tarde aconteceu à formação para professores da Educação Infantil, nesta terça-feira será a vez dos professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais, na quarta-feira (15) o público alvo serão os professores do Ensino Fundamental Anos Finais divididos por Área do Conhecimento e na quinta-feira (16) a Formação será destinada aos professores da EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *