Concerto da Orquestra Regional do Extremo Sul emociona plateia

A noite de sexta-feira (09) foi um marco na história da música em Teixeira de Freitas e região. Os jovens músicos da Orquestra Regional do Extremo Sul encantaram a plateia, que assistiu ao concerto inédito apresentado no auditório da IBM – Igreja Batista Memorial – IBM.

No repertório clássicos eruditos e populares sob a regência de Helder Passinho que se rendeu ao talento do grupo. Cerca de 100 crianças e adolescentes ocuparam o palco representando as cidades de Alcobaça, Caravelas, Itanhém e Teixeira de Freitas. “Nós apresentamos as versões originais de Brahms, Bizet e outros, sem qualquer adaptação, eles tocaram muito bem composições de mestres da música mundial”, afirmou o maestro da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.

Para o maestro Maestro Orley Silva do ICED – Projeto Orquestrando Futuros de Teixeira de Freitas, o concerto significou a concretização de um sonho, “é todo o extremo sul unido em torno de uma causa, que não é somente música, é o futuro das nossas crianças e adolescentes, isso aumenta a nossa responsabilidade para as outras coisas que virão e acima de tudo demonstra que não podemos desistir, porque vale a pena”.

Jeniffer Souza dos Santos e os maestros Helder Passinho (E) e Orley Silva (D)

Jeniffer Souza dos Santos, 13 anos, comprova as palavras do maestro. A jovem teixeirense é uma das selecionadas para a primeira Orquestra Sinfônica Infantil da Bahia. Ela se juntará a outros músicos que apresentarão um concerto nos dias 21 e 22 de outubro na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, na capital Salvador.

O pai, Clebio Rodrigues se orgulha da sua dedicação desde que integra o projeto há cerca de dois anos e meio. “A participação de Jeniffer na orquestra tem contribuído para que perceba a importância da coletividade, saiba respeitar aos outros e que podemos mais, quando estamos juntos”.

Adriano Cenci, coordenador da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e o maestro Orley Silva

A elogiada apresentação teixeirense faz parte das Caravanas Pedagógicas, cujos ensaios e oficinas aconteceram desde outubro de 2016. Além da Orquestra Regional do Extremo Sul, o estado da Bahia tem outras quatro orquestras. A ação é realizada pela Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e integra as comemorações dos 10 anos do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) criado em 2007 como um dos programas prioritário do Governo do Estado da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *