Orquestrando Futuros chega ao Gilberto Cardoso

DSC_0036

O final da tarde da quarta-feira 31 de agosto foi um marco na vida dos alunos, professores, funcionários e da comunidade do entorno da Escola Municipal Gilberto Cardoso no bairro Monte Castelo em Teixeira de Freitas, foi realizada a aula inaugural do Programa Orquestrando Futuros (OrFs) que a partir de agora começa a ser implementado dentro das escolas de rede municipal. “Os Alunos já estavam ansiosos, e nós mais ainda porque com o Orquestrando Futuros aqui nossos alunos com certeza serão outros e muito melhores! A música transforma para melhor o ser humano…” frisou a Professora Jilnete Santos, atual diretora da escola.

DSC_0054

O Orquestrando Futuros (OrFs) é um programa de ações da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretária Municipal de Educação e do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento- ICED, foi concebido como uma ferramenta para consolidação de uma educação integral e recurso para aumento do desempenho escolar, além disso, tem sido instrumento de inclusão social e de transformação a partir da Educação Musical. Neste contexto, verdadeiros talentos têm sido evidenciados, com isso Teixeira de Freitas desponta e amadurece culturalmente em um processo protagonizado por crianças e adolescentes.

DSC_0105

No último horário do turno vespertino os alunos foram convidados para irem a Quadra Coberta da escola e participarem da aula inaugural do Orquestrando Futuros, um momento para receber as informações do funcionamento das aulas e os primeiros conhecimentos sobre música, mas foram surpreendidos. “Os alunos já sabiam que teriam um momento com o Maestro Orley e sua equipe, porpem não imaginavam que seria um concerto somente para eles, e que iriam poder tocar na orquestra acadêmica no final, foi mais emocionante ainda” contou a Professora Edna Conceição Vice Diretora da Escola.

DSC_0131

Após as primeiras explicações os alunos, toda equipe de professores e funcionários da escola foram convidados à colocar em prática o que havia sido ensinado minutos antes. Sob tutela de outros alunos que já participam do OrFs os novos alunos participaram de execução da última obra musical tocada pela orquestra.

DSC_0120

“Nós ensinamos a cada aluno que ele deve ser um multiplicador do conhecimento que ele recebe, que ele deve compartilhar para que outros possam ter acesso e essa formação.” Comentou o Maestro Orley Silva que ressaltou o fato de agora o Orquestrando Futuros esta entrando em uma nova fase, mais difícil, porém mais gratificante, “a partir de agora estaremos atuado diretamente dentro das escolas da rede municipal, foi pra isso que o Orfs foi criado, para estar dentro de todas as escolas, cada escola com sua orquestra e seu coro. Quando a prefeitura nos pediu esse projeto foi para isso, e vamos chegar lá em todas as escolas da rede municipal, e isso é cuidar das nossas crianças, é cuidar da gente.”

DSC_0155

A aluna Lara Rodrigues do 9º ano, contou que tentou participar das atividades do Orquestrando Futuros no polo IBM, mas como era muito longe não pode continuar. “ fiquei muito triste quando não pude ir mais. Agora a montanha veio a Maomé! Não vou perder essa oportunidade”. As atividades já iniciaram no dia 1 de setembro com os processos de inscrição e divisão de turmas.

DSC_0172

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *