Conjunto Penal de Teixeira de Freitas realiza aula inaugural do Projeto Orquestrando Ressocializações – ORES

 

Foto 2Foi concretizado o primeiro passo de uma grande Conquista! A aula inaugural do Projeto Orquestrando Ressocializações – ORES, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 28 de Outubro de 2015, no Pavilhão “A” da ala masculina, do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas – BA.

A empolgação foi geral! A equipe de professores do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento – ICED foi muito bem recebida pelos 25 internos que tiveram o primeiro contato com um instrumento de música erudita, o Violino. Um dos internos ainda relatou “nunca tinha tido a oportunidade de pegar no instrumento assim, quero muito aprender tocar”.

Os principais critérios utilizados na seleção dos internos do CPTF para as atividades do ORES foram relacionados ao comportamento carcerário e aqueles que já possuem pena definida, relatou Orlando Berbel, Coordenador de Atividades Elaborativas e Educacionais do CPTF.

Segundo Gislaine Romana Carvalho, presidente do ICED, o Orquestrando Ressocializações foi concebido para ser uma ferramenta a mais nas ações de ressocializações desenvolvidas no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas-CPTF, “nosso objetivo é que a formação técnica musical que ORES vai proporcionar aos internos atendidos pelo projeto, forme agentes multiplicadores do processo de ressocialização dentro das unidades prisionais de Teixeira de Freitas”, ressaltou Gislaine Romana Carvalho.

Foto Capa da Matéria

Para o idealizador do projeto, maestro Orley Silva, o Orquestrando Ressocializações vai mudar completamente o cotidiano de todos os que fazem o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, tanto as alas masculinas como a feminina. Eles vão receber formação técnica profissional e isso vai exigir disciplina, muito estudo e mudança de comportamento. O melhor de tudo será o resultado, quando saírem do CPTF já poderão atuar como profissionais no âmbito da formação musical e como músicos profissionais em orquestras ou outros grupos musicais.

 

Foto 3

O Tenente Coronel Osiris, Diretor do Conjunto Penal, relatou o quanto se alegra em poder ver concretizada uma ação que há tanto tempo vinha sendo traçada, ressaltando a importância de um projeto como o Orquestrando Ressocializações para o CTPF e para Teixeira de Freitas, único neste formato na Bahia, uma ação que muito em breve será multiplicada em outras unidades prisionais baianas, um exemplo a ser seguido em todo Brasil.

A aula inaugural na Ala Feminina do CPTF, está prevista para a próxima semana. O Orquestrando Ressocializações é um projeto do Instituto de Cultura Educação e desenvolvimento – ICED em parceria com o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas – CPTF.

 

 

Fonte: Comunicação ICED

Uma resposta para “Conjunto Penal de Teixeira de Freitas realiza aula inaugural do Projeto Orquestrando Ressocializações – ORES”

  1. Becka disse:

    Belo trabalho 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *