Agora foi a vez das mulheres: Ala Feminina recebe aula inaugural do Projeto Orquestrando Ressocializações – ORES no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas

Iniciado na semana passada, quarta-feira (28 de Outubro de 2015) com a aula inaugural no Pavilhão “A” da Ala Masculina do CPTF, o Projeto Orquestrando Ressocializações – ORES já é um sucesso.

Agora foi a vez das mulheres, 25 internas tiveram a oportunidade de participar da aula inaugural do ORES, ocorrida nesta quarta-feira (04 de Novembro de 2015) na Ala Feminina do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.

 

 

No primeiro momento, um pouco de timidez, ao terem o primeiro contato com um instrumento que para elas, era desconhecido ou só tinham visto pela televisão, o Violino. Mas logo essa timidez foi substituída por muita curiosidade e vontade de saber um pouco mais sobre a proposta trazida pelo ORES. Na medida em que a aula foi avançando, a empolgação foi aumentando e despertando o interesse em fazer parte desse Projeto.

 

O Orquestrando Ressocializações é um projeto do Instituto de Cultura Educação e desenvolvimento – ICED em parceria com o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas – CPTF, Poder Judiciário e Governo Municipal e foi concebido para ser uma ferramenta a mais nas ações de ressocializações desenvolvidas no Conjunto Penal. O ORES tem por objetivo a formação técnica musical, proporcionando aos internos atendidos pelo projeto, serem agentes multiplicadores do processo de ressocialização dentro das unidades prisionais de Teixeira de Freitas.

Os principais critérios utilizados na seleção dos internos do CPTF para as atividades do ORES foram relacionados ao comportamento carcerário e aquelas que já possuem pena definida, relatou Orlando Berbel, Coordenador de Atividades Elaborativas e Educacionais do CPTF.

Para o idealizador do projeto, maestro Orley Silva, o Orquestrando Ressocializações irá levar aos internos uma formação técnica da música erudita como instrumento para ressocialização.

Gislaine Romana, Presidente do ICED explica, que o projeto terá dez horas de aulas semanais divididas em três dias com as disciplinas: Prática Instrumental, Morfologia Musical, Canto Coral e Prática de Conjunto com duração total de três anos. Ao final, os alunos receberão certificados e quando saírem do CPTF já poderão atuar como profissionais no âmbito da formação musical e como músicos profissionais em orquestras ou outros grupos musicais.

O vereador Gilberto do PT, também presente na aula inaugural destacou que o ORES é uma iniciativa importante, pois dará ao detento, uma oportunidade e uma melhor perspectiva de vida, podendo ser ainda, através da formação técnica, uma alternativa de profissionalização quando deixarem o Conjunto Penal.

 

Fonte: Comunicação ICED

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *